Meio de semana com até 20% Off APROVEITA.... 👉 Park Hotel Modelo! 🌟 Show ao vivo, PENSÃO COMPLETA INCLUSO NO PACOTE.

    Central de Vendas (11) 4018-2409

vale-do-cafe

Café – Confira aqui, diversas alternativas para turistas conhecerem melhor a região do Vale do Café, RJ, através do turismo histórico e rural.

 Café – Pousadas, resorts e hotéis em SP

 Região do Vale proporciona visitas, eventos e hospedagem, promovendo a cultura do interior e a lembrança do grão.

 A bebida mais ingerida do Brasil, o café, tem seu dia de celebração internacional no dia 14 de abril. O Vale do Café, região que passou a ser conhecida por ser a maior produtora do grão no século XIX, aproveita a data para recapitular a importância política e econômica do “ouro negro”, como foi conhecido, e destacar seu potencial turístico através da diversidade cultural, gastronômica e paisagens naturais.

 Dicas de passeios curtos e econômicas

 História do café nas Fazendas Históricas

 Os mais interessados na história econômica do país e no modo de produção do café do século 19 podem aproveitar a visita ao Vale para visitar fazendas que foram de grandes barões do café.

 Destas, estão abertas à visitação a fazenda Alliança, que ainda mantêm todo o trajeto do café da época, com sua tulha e terreiro, além de uma bela produção orgânica de hortaliça e búfalas, a Fazenda do Paraíso, em Rio das Flores, com o engenho original e um suntuoso casarão que mantêm o mobiliário da época, a Fazenda São Roque, em Barra do Piraí, uma das mais antigas com seu lindo terreiro e mobiliário, a Fazenda Vista Alegre, em Valença, cenário de novela que também funciona como guest house e cria cavalos de puro sangue inglês e a Fazenda União, com seu museu dos escravos, museu de arte sacra e sede que funciona como um hotel fazenda de alto nível.

 Compreender o novo modelo de plantio de café

 Alguma dessas propriedades estão recuperando a produção cafeeira através do programa “Introdução de Cafés Especiais no Estado do Rio de Janeiro” do Sebrae, RJ, que focaliza no manuseio sustentável para produção de grãos de alta qualidade.

 Dentre as fazendas integrantes estão a Fazenda União, em Rio das Flores e a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, que irão, em breve, fornecer cafés sombreados e gourmet para serem degustados.

 Os novos cafezais destas fazendas ainda não colheram frutos, contudo já podem ser visualizados e entendidos como exemplos de sustentabilidade de solo, já que a produção oitocentista evidentemente não utilizou padrões ambientais e desgastou muito o solo da região.

 Ambos os cafezais são sombreados, o que assegura sabor único além de uma colheita feita a mão e selecionada, indo apenas os melhores e bem mais maduros grãos para a torra.

 Conhecer diversidade de produtores locais

 Falando em produção local, Rio das Flores é o município onde está localizada a Cachaçaria Werneck, que leva sua produção artesanal há 10 anos, com certificação de qualidade e orgânica.

 A Werneck é premiadíssima em concursos da bebida no Brasil e exterior, sendo importante conhecer o alambique e verificar todo o processo, que também inclui a degustação de suas seis variedades.

No mesmo município, no distrito de Manuel Duarte, está a Florart, que agrega itens feitos à mão pela associação formada por dezenas de artesãos locais.

 Entre toalhas bordadas, pratos e utensílios em cerâmica, tapetes em tear e pufes de taboa, o princípio da Florart é sempre utilizar materiais naturais e reaproveitados, dispondo para consumo itens exclusivos e originais.

 Programação especial em abril

 Além da visitação às fazendas históricas, o Hotel Santa Amália e o Jardim Ecológico Uaná Etê realizam episódios especiais para comemorar a cultura, sabores e paisagens do Vale.

 Festas no Rio de Janeiro

 Onde mais se hospedar

 Eventos:

 Café Cachaça e Chorinho no Hotel Santa Amália

 Onde: Hotel Santa Amália (Vassouras, RJ)

 O que tem lá: Apresentação de choro, forró, culinária com feijoada e exibição histórica.

Pinhalzinho

Agora, se você deseja escapar do agito da Capital, e não pretende fazer uma viagem longa. Sugerimos a linda cidade de Pinhalzinho. Localizada a 98 km da capital esta fixada na rota do famoso circuito das águas. O grande destaque de lazer da cidade são as opções de turismo ruralPinhalzinho é o destino perfeito para aqueles que curte estar pertinho da natureza, a cidade possui diversas fazendas produtoras de frutas exóticas, como pitaya, a groselha, a atemoia,  o figo da índia e também fazendas produtoras dos famosos cogumelos shitake, nessas fazendas você ainda pode fazer um passeio acompanhados pelos proprietários, onde além de aprender um pouco sobre o cultivo dessas frutas, você poderá degusta-las diretamente do pé, tornando o passeio muito mais gostoso.  As fazendas de cogumelos são tão importantes na cidade que tem ate uma festa para ele. Nos meses de outubro ou novembro a cidade promove a festa do cogumelo, é uma ótima opção de passeio para você que busca algo bem típico das cidades do interior. Outra alternativa é visitar os alambiques produtores de cachaças artesanais.

Park Hotel Modelo

Melhor do que registrar bons momentos, é viver. Aqui isso é possível! Situado em Pinhalzinho a 98 Quilômetros de São Paulo, está o Park Hotel Modelo, oferecendo o que há de melhor para o descanso, lazer e felicidade da sua família, uma infraestrutura completa em meio a um paisagismo de tirar o fôlego, o Park Hotel Modelo, disponibiliza acomodações para todos os estilos, desde rústicos e românticos bangalôs, a aconchegantes e luxuosos apartamentos, lazer completo adulto e infantil com toda segurança e apoio profissional para garantir com muita alegria, entretenimento e sossego.

Deixe um comentário