Meio de semana com até 20% Off APROVEITA.... 👉 Park Hotel Modelo! 🌟 Show ao vivo, PENSÃO COMPLETA INCLUSO NO PACOTE.

    Central de Vendas (11) 4018-2409

O Circuito das Águas e sua História

O Circuito das Águas e sua História.

O Circuito das Águas Águas de Lindoia é um dos onze municípios paulistas apresentados como estâncias hidrominerais no estado de São Paulo.

O Circuito das Águas está situado na região que recebe a definição de Serra da Mantiqueira, englobando os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo formada por uma cadeia montanhosa.

Nos contam que o nome “Mantiqueira” é um termo de origem tupi que quer dizer “gota de chuva”. A região tem altitudes médias de 1200 a 2800 metros.

Águas de Lindóia, que possui  um popular balneário de Águas Termais. A região tem  parte circuito das aguas termais, aquela identidade de cidade interiorana, porém com grandes prédios. Um dos cartões postais é a Praça Adhemar de Barros, com os seus jardins projetados por Roberto Burle Marx, com lago e vasta área verde, que permite caminhadas e o usufruto da calmaria desta região.

O mais importante, no entanto, é descobrir a história do termalismo desta região que é considerada a Capital Termal do País.

lindoia

Contam que os benefícios das águas desta região já se tornavam conhecidos no século XVIII, no início dos anos 1700, quando a região foi batizada por nome de terra das “Águas Quentes”.

Por aqui passavam Bandeirantes e tropeiros que já aproveitavam as águas que “brotavam” da terra a uma temperatura de 28º C.

Ocorre que um determinado médico italiano,  Francisco Antônio Tozzi, mudou-se para cá em 1900, juntamente com seu tio, o padre Henrique Tozzi.

Quando vivia em Serra Negra, a 20 km de Águas de Lindóia, tomou conhecimento da cura de um eczema na perna do seu tio, então pároco em Lindóia, por suas águas que jorravam em um morro próximo às Fazendas do Pelado.

Como ótimo negociante, ao saber do leilão das terras, as adquiriu.

Em 1913, formou seu primeiro e singelo consultório de pau-a-pique, e em 1914, trouxe sua família.

Já em 1920, com o conhecimento de um trabalho científico sobre as águas radioativas, realizado pelo médico cientista Dr. Celestino Bourroul, encaminhou ainda mais força para a região.

No entanto, a reputação da água desta região (que pertencia à Serra Negra) se destaca quando, em 1926, o Dr. Tozzi recebe a visita da renomada cientista, madame Curie, Prêmio Nobel de Química no mesmo ano, muito conhecida pelos estudos no campo da física radioativa.

A cientista, analisando e provando  o valor terapêutico destas águas radioativas, divulga-as na Europa, principalmente na França, em um estudo científico publicado.

Áureos tempos do termalismo brasileiro!

Em 1946, o embaixador Macedo Soares, então governador do Estado, conhecendo a grande destaque desta estância, decidiu desapropriar as fontes e áreas de terra que as circulavam, evitando dessa forma as grandes especulações que poderia acontecer.

Em 1954, se deu início a a construção do novo balneário, terminado em 1959 e um novo plano urbanístico começou a se realizar com o aparecimento de novas ruas asfaltadas, jardins e praças.

CURIOSIDADE:  Nos comunicam que a cidade teria disponibilizado 100 dúzias de garrafas, de 500 ml, com água mineral, para a Missão Apolo 11, que levou o homem à lua em 1969!.

Para provar apresentam uma Nota Fiscal emitida contra a Nasa, exposta no balneário municipal.

Águas de Lindóia, a ‘Capital Brasileira do Termalismo’, encontra-se a 180 km de São Paulo e faz divisa com Minas Gerais (somente 8 quilômetros), numa área de 55 Km² de montes e vales na Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 945 metros e clima ameno.

O município possui uma significativa rede hoteleira, com cerca de 7 mil leitos e múltiplos locais  para festas e convenções.

Família Silotto

Que tal conhecer uma pequena vinícola?.

A Família Silotto cria vinhos e destilados neste bucólico ambiente.

Chama a atenção olhar as videiras cercadas de plantas de café e cana-de açúcar.

Eles fazem a cachaça azul que tem uma individual, história, já que foi a bebida da realeza portuguesa no Brasil, particularmente feita para o Imperador D. Pedro (sangue azul).

Uvas, café, palmeiras e, ao lado, a cana-de-açúcar. Natureza nacional !.

Há diferentes espaços que permitem a degustação de cervejas nacionais e até importadas e uns petiscos deliciosos. Imperdível !.

Após a degustação de cervejas, pode-se sair para uma calma caminhada pela região e se deparar com a estátua em homenagem ao ilustre morador, o Ronald Golias.

Não tem como não parar e registrar este momento.

O Circuito das Águas

Esta é a região onde se pode degustar desde um leitão a pururuca até um bacalhau “servido à moda francesa em louças de porcelana portuguesa”.

Pela região, O Circuito das Águas ainda há muitas alternativas de Turismo Rural.

É possível conhecer sítios, alambiques, esperimentar o famoso café caipira, cavalgar ou simplesmente passear. Como contam, aqui “a história do Brasil está muito bem retratada na arquitetura dos casarões e das igrejas das fazendas que no passado abrigavam sinhás e escravos”!

O Circuito das Águas oferece também o Turismo Aventura se faz presente, principalmente em Socorro.

Entretanto há muito que se fazer por aqui, já que as operadoras apresentam mais de 20 atividades, com um diferencial que destaca principalmente este município: a acessibilidade, já que boa parte das atividades é projetada para atender aos deficientes físicos.

Algo que muitos fazem questão de comentar é a peculiaridade do clima, que tem baixa extensão térmica, sendo que os dias são quentes, excelentes para aproveitar a água, e as noites têm temperaturas amenas, ótimas para um bom repouso.

Esteja atento à beleza desta região, a sua vegetação e seu relevo nos recordam muito as paisagens de Minas Gerais.

É estar em São Paulo com sotaque mineiro.

Uma região que proporciona inúmeros ramos de turismo, uma variedade de meios de hospedagem (um vai caber no seu gosto e no seu bolso) e diversos eventos.

Quem é admirador de paz e repouso vai achar; aqueles que procura gastar energias e atividades físicas, também vai achar diversas alternativas.

E este jeitinho de roça, encantador!
O circuito das aguas cidades são circuito das aguas lindoiacircuito das aguas socorrocircuito das aguas serra negracircuito das aguas minas geraiscircuito das aguas campinas, confira o circuito das aguas sp mapa.

Pinhalzinho

A cidade não faz parte do circuito das águas mas esta tão pertinho que vale a pena conhecer.

Cidade típica interiorana com seus moradores hospitaleiros oferece uma maravilhoso turismo rural onde você terá a oportunidade de conhecer fazendas com produção de frutas exóticas como a groselha, pitaia, figo da Índia e cultivo de cogumelos.

Para aqueles que apreciam uma boa cachaça não pode deixar de conhecer os alambiques da região.

hotel

Park Hotel Modelo em Pinhalzinho

Melhor do que registrar bons momentos, é viver.

Aqui isso é possível! Situado a 98 Quilômetros de São Paulo, está o Park Hotel Modelo, oferecendo o que há de melhor para o descanso, lazer e felicidade da sua família, uma infraestrutura completa em meio a um paisagismo de tirar o fôlego.

O Park Hotel Hotel Modelo, disponibiliza acomodações para todos os estilos, desde rústicos e românticos bangalôs, a aconchegantes e luxuosos apartamentos, lazer completo adulto e infantil com toda segurança e apoio profissional para garantir com muita alegria, entretenimento e sossego.

lugar-romantico

 

Deixe um comentário