Meio de semana com até 20% Off APROVEITA.... 👉 Park Hotel Modelo! 🌟 Show ao vivo, PENSÃO COMPLETA INCLUSO NO PACOTE.

    Central de Vendas (11) 4018-2409

O que fazer em Ouro Preto, no interior de Minas Gerais

Ouro-Preto-O-que-fazer

Ouro Preto, a menos de 100 km de Belo Horizonte (1h20 min de viagem de carro), é um trajeto mágico de viagem no interior de Minas Gerais, sem questionamentos um dos melhores lugares históricos, culturais e turísticos do Brasil.

A região histórica de Ouro Preto foi o local central da época do ouro no Brasil e, por muito tempo, Ouro Preto (antes chamada de Vila Rica) foi o principal centro urbano da colônia.

Hoje, a montanhosa região, repleta de ladeiras, subidas e descidas de pedra, é um local imperdível em um roteiro turístico pelas cidades históricas de Minas Gerais, com charmosas pousadas e belos hotéis, além de atrações turísticas históricas e imensa programação de eventos em feriados como Carnaval e Páscoa.

Nas ladeiras e no casario de Ouro Preto desenrolou-se parte importante da história nacional.

Ouro Preto foi, por exemplo, o principal cenário da Inconfidência Mineira.

Onde ficar em Ouro Preto

Caminhar por suas igrejas, fontes e pontes é fazer uma viagem por um testemunho da competência dos artesãos mineiros, com ênfase para as obras de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, maior nome da arte barroca no Brasil.

Logo após, do auge da mineração, Ouro Preto passou pela decadência econômica. Deixada de lado, não viu o suposto progresso trocar a arquitetura colonial e barroca por prédios modernos.

Por isso, as ladeiras da região histórica deveras importante de Minas Gerais ainda são emolduradas através do casario colonial, vistas do alto por belas igrejas exemplares da arquitetura barroca e cortadas por pontes e fontes de centenas de anos.

Diversos dos casarões de Ouro Preto hoje são ocupados por lindos hotéis e pousadas charmosas, com perfil acolhedor de eras anteriores, com móveis tradicionais de fazenda e café da manhã com delícias mineiras.

Regiões turísticas de MG perto de Belo Horizonte

Além de pousadas, os casarões também concedem guarda a charmosos restaurantes e bares, como o Escadabaixo. Na parte de cima do restaurante, que vale a pena visitar em Ouro Preto, é possível assistir belas apresentações musicais. No porão, fica um restaurante romântico, com paredes de pedra e decoração acolhedora de madeira.

Os Diversos ambientes do Escadabaixo e a oportunidade de comer delícias mineiras, como o pastel de angu com recheio de carne moída, fazem do restaurante em Ouro Preto um local diferente que vale a pena visitar.

Entretanto, as estrelas da arquitetura do Centro Histórico de Ouro Preto são as lindas igrejas revestidas de ouro e arte barroca, além das praças e museus para visitar, mas prepare-se para subir e descer ladeiras íngremes.

A Basílica de Nossa Senhora do Pilar é uma das maiores referências do barroco brasileiro. Seu interior, com muito ouro e obras de arte, é uma atração para aquele que procura turismo religioso.

Um fator de interesse que vale a pena visitar é a Praça Tiradentes, a principal praça da região

Para aquele que deseja mergulhar na história, vale a pena conhecer o Museu da Inconfidência, que guarda objetos desse importante fato da história brasileira.

As minas que atraíram tanta pessoas a Ouro Preto também fazem parte do roteiro pela região histórica de Minas Gerais. São dezenas de minas em redor das quais a cidade desenvolveu e que hoje são atrações turísticas.

A Mina do Chico Rei, perto da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição,é uma das minas que dá para visitar, em Ouro Preto. É uma mina bem mais artesanal, que dá ideia da dificuldade e dos riscos da extração do ouro no Brasil Colonial.

Outra mina que dá para visitar, é a Mina da Passagem, dentre Ouro Preto e Mariana, que já foi uma das maiores minas de ouro do mundo.

Para visualizar as galerias e os lagos subterrâneos, onde se pratica mergulho de cavernas, é necessario utilizar um trenzinho que desce 120 metros de profundidade para dentro da terra. É um espaço bem diferente, com diversas lendas e histórias fantasmagóricas.

Quando ir para Ouro Preto

O Carnaval de Ouro Preto é a Festividade de carnaval mais conhecida de Minas Gerais.

No feriado, a folia toma conta das ladeiras e das repúblicas de estudantes que ocupam o casario colonial da região.

Para aquele que é admirador de turismo religioso, o feriado da páscoa tem diversos acontecimentos em Ouro Preto, com programação especial nas igrejas e pontos de interesse na região.

As férias de julho também são uma boa época para visitar a região histórica de MG.

Em julho, as montanhas e o verde que rodeia. Ouro Preto deixam o clima bem frio, ótimo para comer as delícias mineiras e para aproveitar a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto, durante as férias de inverno.

Agora se você esta buscando contato com a natureza, indicamos a cidade de Pinhalzinho, localizada na rota do circuito das águas. Proporcionando experiências desde o turismo rural ate a prática de esportes radicais. Não perca este trajeto!

Pinhalzinho

Se o que você deseja é escapar do agito da “Cidade Grande”, e não pretende fazer uma viagem longa. Sugerimos a linda cidade de Pinhalzinho. Localizada a 98 km da capital esta fixada na rota do famoso circuito das águas. O destaque de lazer da cidade são as opções de turismo ruralPinhalzinho é o destino certo para todos aqueles que curtem estar pertinho da natureza, a cidade possui diversas fazendas produtoras de frutas exóticas, como pitaya, a groselha, a atemoia,  o figo da índia e também fazendas produtoras dos famosos cogumelos shitake, nessas fazendas você ainda pode fazer um passeio acompanhados pelos proprietários, onde além de aprender um pouco sobre o cultivo dessas frutas, você poderá degusta-las diretamente do pé, tornando o passeio muito mais gostoso.  As fazendas de cogumelos são tão importantes na cidade que tem ate uma festa para ele. Nos meses de outubro ou novembro a cidade promove a festa do cogumelo, é uma ótima opção de passeio para você que busca algo bem típico das cidades do interior. Outra alternativa é visitar os alambiques produtores de cachaças artesanais.

Park-Hotel-Modelo-Pinhalzinho-SP

Park Hotel Modelo

Melhor do que registrar bons momentos, é viver. Aqui isso é possível! Situado em Pinhalzinho a 98 Quilômetros de São Paulo, está o Park Hotel Modelo, oferecendo o que há de melhor para o descanso, lazer e felicidade da sua família, uma infraestrutura completa em meio a um paisagismo de tirar o fôlego, o Park Hotel Modelo, disponibiliza acomodações para todos os estilos, desde rústicos e românticos bangalôs, a aconchegantes e luxuosos apartamentos, lazer completo adulto e infantil com toda segurança e apoio profissional para garantir com muita alegria, entretenimento e sossego

Deixe um comentário